terça-feira, 17 de agosto de 2010

Convite da Exposição Portas Abertas de Helena Dias e Marina Guedes

Projeto PORTAS ABERTAS 2ª edição

Fotografia de Helena Dias
Desenho de Marina Guedes

A partir do dia 20 de agosto uma nova exposição começa a ser exibida na Galeria de Arte do IAD. Trata-se da segunda edição do projeto Portas Abertas, que teve inicio em janeiro de 2010 e busca conferir visibilidade a trabalhos de jovens artistas pelotenses, oportunizando ampliação de seus currículos. A exposição começa pouco antes do retorno dos alunos ao segundo semestre letivo e tem um período reduzido no calendário, permanecendo até 08 de setembro. Nesta edição, duas artistas foram convidadas a mostrarem seus trabalhos: Helena Dias que expõe fotografias e Marina Guedes, que mostra trabalhos que oscilam entre a pintura e o desenho. O projeto Portas Abertas procura aproveitar os períodos onde normalmente a Galeria de Arte do IAD estaria ociosa, pois seriam as férias discentes, e mostra desse modo que a Galeria não é voltada somente para o público interno, mas tem como prioridade a extensão, ou seja, um momento em que a universidade recebe a comunidade, mostrando e divulgando sua produção.

Marina Guedes, egressa do Bacharelado em Artes Visuais da UFPel e pós-graduada em Poéticas Visuais na FEEVALE, traz para essa exposição trabalhos inéditos e em grande formato, em que a sutileza das representações realizadas a partir de fotografias da sua infância formulam, pelas passagens tonais, uma imagem em vias de desaparição, condição que muito se assemelha ao próprio funcionamento da memória.

Helena Dias é mestranda no curso de Memória Social e Patrimônio Cultural na UFPel, tendo realizado licenciatura em Artes Visuais na mesma instituição. A fotógrafa traz para a exposição painéis onde o jogo visual é a tônica. As imagens se apresentam como enigmas que provocam a curiosidade do observador, que busca sem sucesso compreender por quais recursos tais imagens teriam sido criadas. O jogo de Helena Dias é justamente aquele das surpresas cotidianas quando a simples atenção se torna o substrato para a criação.

Serviço:

Exposição Portas Abertas 2ª edição
Helena Dias e Marina Guedes
Galeria de Arte do IAD – Alberto Rosa, 62.
Visitação: 20.08 a 08.09
Dia 20: das 09:00 às 14:00
De 23 à 08.09 das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
Conversa com as artistas: 02.09 às 10:30